12 julho 2014

Links de Sábado #4

ORKUT
Depois de 10 anos de existência, o Orkut vai acabar, mas a zuera não. O encerramento será dia 30 de setembro e desde o dia que a Google anunciou, não se fala mais de outra coisa. Confira esse infográfico com a repercussão da notícia pela internet.
Tem até uma petição no Avaaz pedindo ao Google não encerrar a rede social. E olha que já tem mais de 80mil assinaturas.
-Rodrigo

OSCAR DA TV
Saíram essa semana os indicados para o Emmy, e como não podia deixar de ser, como em qualquer premiação, saíram também muitos comentários e reclamações. Tatiana Maslany não foi indicada por seu papel em Orphan Black, assim como Vera Farmiga em Bates Motel. Bates Motel, aliás, que foi praticamente ignorada, assim como The Good Wife, Masters of Sex, The Newsroom, The Americans, The Mindy Project, Parks and Recreations, entre outras. Girls e Homeland finalmente sofreram as retaliações por sua decaída pós-bem sucedida primeira temporada, o que também gerou reclamação de fãs. Também pudera: ninguém entendeu muito bem quais critérios que a academia usa. American Horror Story e True Detective, por exemplo, apesar de serem duas séries de temporadas independentes foram indicadas em série e minissérie, respectivamente, enquanto Sherlock, de temporada contínua, foi indicada em minissérie. Isso sem contar o fato do Fred Armstein ter sido indicado como ator coadjuvante na série em que ele próprio protagoniza. Mas, é bom dizer que, apesar de tantos erros, a premiação teve muitos acertos também! Para ver a lista toda clique aqui.
-Vítor
MOVING FORWARD
Por falar em acertos do Emmy, Laverne Cox (♥) foi indicada como Atriz Convidada em seu papel em Orange is The New Black, tornando-se a primeira pessoa trans a ser indicada por um Emmy, homem ou mulher. Essa semana aliás, foi péssima para a cis-normatividade: Conchita Wurst foi a estrela do desfile de Jean Paul-Gaultier, arrasando todos com sua barba (1), Buzzfeed contou a história da mulher que mudou a forma com que a polícia americana trata pessoas trans (2), e a Laverne voltou ao programa da Katie, em que teve uma ultima entrevista constrangedora, com perguntas sobre genitália, para agora explicar como e porque esse tipo de “jornalismo” apenas objetifica pessoas trans.  O segundo link e o vídeo estão em inglês.
-Vítor



OLHA QUEM APARECEU
Pra quem conhece a marca ou gosta de moda, deve saber que a Maison Martin Margiela é essencialmente uma marca misteriosa, desde o princípio, com etiqueta simbólica, máscaras na passarela e um diretor criativo que não aparecia ao público, sendo que desde que o próprio Martin morreu ninguém fazia ideia de quem se tratava o novo diretor. Mas agora fazem. A editora da Vogue Suzy Menkes revelou que se tratava de Matthieu Blazy, que já havia trabalhado com Raff Simons da Dior, e ainda mostrou essa foto aí em cima dos dois para o mundo (Matthieu é o da esquerda). A marca, claro, não ficou nada boa com essa história e acontece que ninguém nem sabia direito quem era o moço, acabando com a magia da marca. A história ainda se desenrola mais, leia aqui.
-Vítor

SAMBA OF THRONES

-Rodrigo